quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM 12.10.2010. SABARÁ-MG.

Neste dia 12 de outubro de 2010, festa da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, unimos o título de Rainha do Santo Rosário e encerramos a festa de nossa padroeira paroquial aqui em Sabará-MG. A Igreja de quase 300 anos dedicada a Nossa Senhora do Rosário e que mantem suas ruinas em razão da abolição da escravatura em 13 de maio de 1888 e que revivemos a fé e a força de uma povo bravio desta tradiconal cidade. Anexamos as fotos.

2 Comentários:

Às 19 de outubro de 2010 às 03:45 , Blogger Ana Maria disse...

Já faz muito tempo que não vejo uma Festa de Nossa Senhora do Rosário com tanta elegância. Apesar do folclore e da ligação da história deste título de Nossa Senhora com os negros, em Sabará, nunca fui a favor dessa mistura. Folclore é folclore e religião é religião. DEsta vez, a manifestação folclórica não foi o motivo da festa (como vinha sendo, desde muito tempo...). Desta vez, a importância religiosa do título de Nossa Senhora é que prevaleceu, uma vez que o Rosário é a força da oração mariana!
Mesmo sendo dia de celebração da festa da padroeira do Brasil, a presença de diversas imagens de Nossa Senhora, fez o povo (muitas vezes fanático com determinado título!) se lembrar que TODAS representam a mesma Mãe de Deus. Foi muito inteligente esta idéia.
Parabéns aos idealizadores desta festa! Inteligente e elegante, trazendo de volta o teor da religiosidade nobre do antigo povo, que construiu a história de Sabará.
Ana Maria Guerra

 
Às 19 de outubro de 2010 às 03:53 , Blogger Ana Maria disse...

Ops! Não posso me esquecer também de salientar que foi a primeira vez que vi, sair dos altares, para uma procissão os santos patronos dos negros, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário: Santo Antônio de Catagerona (de roca!!!), São Benedito e Santa Efigênia. Cidade histórica é isso: transpiração de cultura pelo ar. Fico feliz de ver minha cidade se recuperando aos poucos! Quem sabe os mais jovens comecem a se interessar.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial